
%20-%20Dani%20Eizirik.jpeg)
OFICINA 1
ANIMAÇÃO RAÍZ: CICLOS DE PAPEL E VINHETAS ANALÓGICAS
Na oficina, vamos conhecer as origens do movimento quadro a quadro, através de experimentações em desenho animado no papel. Venha para uma prática coletiva de animação low-tech, onde teremos materiais para criar com desenho, colagem, carimbo, gambiarra de repetições e movimento. Vamos nos juntar em dois encontros para criar pontes entre desenho e vídeo. No primeiro encontro, manualidades para experimentos de animação; no segundo encontro, soluções caseiras para digitalizar, editar e assistir. A atividade terá uma parte expositiva mas grande parte é prática. Vamos zelar por um ambiente criativo e concentrado para que todo mundo se sinta confortável.
Ministrante Dani Eizirik
Tem formações autônomas em artes gráficas, visuais e narrativas, junto a mais de 10 anos de caminhada junto ao povo guarani mbya. Desenvolve pesquisa em "documentário gráfico" através de roteiros, animações e livros no selo editorial Riacho @riacho.me // www.riacho.me

OFICINA 2
CIANOCINE: LUZ, IMAGEM E MEMÓRIA
Nesta oficina, vamos experimentar a cianotipia, uma técnica que produz imagens em diferentes tons de azul. Cada participante poderá criar composições próprias a partir de objetos pessoais, fragmentos de plantas, transparências impressas ou imagens, refletindo sobre memória, rastros e registros do cotidiano. O processo artístico se torna também uma forma de arquivar lembranças, registrar trajetórias e criar pequenos arquivos visuais de experiências e memórias. Não é necessário ter experiência prévia, apenas curiosidade e vontade de experimentar.
Ministrante Leila Pessoa
Artista visual, professora, pesquisadora e curadora. Explora relações entre corpo, memória e inscrição em suportes variados. Doutoranda em Artes Visuais na UDESC, atua em produção cultural e na criação de oficinas coletivas ligadas a processos de arquivo e memória.

OFICINA 3
CENÁRIOS SONOROS
Nesta oficina iremos trabalhar aspectos técnicos e artísticos para criação de trilhas e sons para cinema. Itens como captação, edição, composição e paisagem sonora serão abordados de forma prática, por meio da realização de exercícios. O requisito para a oficina é possuir alguma familiaridade ou interesse nas áreas de música, manipulação de áudio/vídeo e que os participantes tragam instrumentos musicais e aparelhos para gravação de áudio (celulares, computadores, interfaces e microfones).
Ministrante Guilherme Gregianin
Também conhecido como Gregiá é artista, produtor musical e graduando em música na UDESC. Desde 2019 desenvolve trilhas sonoras e projetos artísticos na cidade de Florianópolis/SC. Ao todo, são mais de 18 anos de envolvimento com música, transitando também, em outras áreas, como performance e teatro.


