top of page
  • Facebook
  • Instagram

CONHEÇA
OS FILMES SELECIONADOS

Nosso processo de seleção de filmes foi desafiador: a qualidade dos filmes, a diversidade de linguagens e perspectivas, fizeram com que muitas obras potentes cedessem lugar a outras por mínimos detalhes. Entre os 582 filmes inscritos, aqui você conhece um pouquinho dos 31 filmes selecionados que farão parte da nossa programação!
a-tradicional-familia-brasileira.jpg
A TRADICIONAL FAMÍLIA BRASILEIRA
Dirigido por Rodrigo Sena
doc. / 25 min. / livre / 2021 / RN
Sinopse: Em 2007, um ensaio fotográfico foi produzido em reconhecimento aos povos originários Potiguaras, retratando 12 adolescentes pertencentes ao Eleutério do Katu, Rio Grande do Norte. 12 anos depois, o fotógrafo volta ao Katu em busca desses protagonistas, hoje adultos, para saber sobre suas trajetórias pessoais e suas visões de mundo.

Assista ao trailer
cavalo-marinho.jpg
CAVALO MARINHO
Dirigido por Gustavo Serrate
doc. / 25 min. / livre / 2021 / ES
Sinopse: Na periferia do litoral capixaba, um grupo de garotos que utiliza montarias para o trabalho, transporte e diversão, resolve organizar uma corrida para competir e decidir quem é o melhor jóquei da turma.
danca dos vagalumes.png
DANÇA DOS VAGALUMES
Dirigido por Maikon Nery
fic. / 25 min. / livre / 2024 / PR
Sinopse: Joana retorna ao assentamento onde passou a infância para ser professora. Entre memórias, traumas e sonhos, ela reconstrói sua história. Como vagalumes na escuridão, suas lembranças iluminam afetos, territórios e experiências da luta social no campo, costurando uma sensível colcha de retalhos de passado e presente.

Assista ao trailer
ginga-reggae.png
GINGA REGGAE
Dirigido por Naýra Albuquerque
doc. / 51 min. / livre / 2024 / MA
Sinopse: São Luís do Maranhão é conhecida como a Jamaica brasileira. A história coletiva do reggae se confunde com a biografia de Célia Sampaio, cantora regueira pioneira, considerada a grande “dama do reggae”. Por meio de sua perspectiva negra e feminina, ela narra, com a dança, as radiolas, os discotecários e o dançar agarradinho, a estética e cultura reggae maranhense.
imigrante-habitante.jpg
IMIGRANTE/HABITANTE
Dirigido por Cassio Tolpolar
doc. / 21 min. / livre / 2024 / RS
Sinopse: A vida de três imigrantes em Porto Alegre conecta-se quando eles questionam sua estabilidade e permanência no novo país.

Assista ao trailer
manzape.jpg
MANZAPE
Dirigido por Roney Souza
doc. / 20 min. / livre / 2025 / CE
Sinopse: O movimento das famílias na produção do Manzape, símbolo de identidade e resistência cultural, com o uso consciente dos recursos naturais locais integrando cultura, história, sustentabilidade e ancestralidade.

Assista ao trailer
o-despertar-de-aiyra.jpg
O DESPERTAR DE AIYRA
Dirigido por Duda Rodrigues e Juliana Rogge
ani. / 19 min. / livre / 2024 / SP
Sinopse: A lembrança poderosa de que a harmonia com a natureza é vital para a sobrevivência de tudo. Este filme de animação é um tributo à cultura e aos povos originários da Amazônia.
poeira.jpg
POEIRA
Dirigido por Alisson Severino
fic. / 9 min. / livre / 2022 / CE
Sinopse: Três histórias de saudade e medo enquanto a cidade dorme.

Assista ao trailer
pupa.png
PUPÁ
Dirigido por Osani
doc. / 14 min. / livre / 2024 / RN
Sinopse: Pupá mora em Acari/RN, onde sua presença originária marcante é sinônimo de alegria e liberdade. No dia a dia, ela se divide entre trabalhos domésticos, o ofício de cambista e a criação de lambedores, aos finais de semana Pupá deixa os afazeres e encontra nas serestas e rios o espaço onde reafirma o direito de viver sua própria autonomia.
uma-em-mil.jpg
UMA EM MIL
Dirigido por Jonatas Rubert e Tiago Rubert
doc. / 70 min. / livre / 2025 / RS
Sinopse: É bem normal dizerem que “Uma em mil” são as chances de uma pessoa nascer com Down. Este filme é dirigido por dois irmãos e o mais jovem tem a síndrome. Juntos, eles tentam entender por que um deles nunca trocou uma lâmpada e acabam descobrindo o que a invenção do rádio tem a ver com a invenção da escada.

Assista ao trailer

CONHEÇA
OS FILMES 
CONVIDADOS

 

Para acolher o público infantil, convidamos filmes para as faixas etárias da primeira infância até infantojuvenil.
Além do especial "Seu Cavalcanti" dirigido por Leonardo Lacca que está em cartaz nos cinemas do Brasil e nos presenteia com uma sessão especial.
as-quatro-estações.png
AS QUATRO ESTAÇÕES
 Dirigido por Lícia Brancher
doc. / 20 min. / livre / 2018 / SC
 Sinopse: Luiz Roberto tem 13 anos e vive com sua família na propriedade rural onde nasceu. Conectado ao mundo moderno, mas também à natureza que se renova a cada estação, ele se divide entre as brincadeiras, a escola e as tarefas no campo.
crianças-de-maré.png
CRIANÇAS DE MARÉ
 Dirigido por Natália Corrêa
doc. / 2 min. / livre / 2018 / PE
Sinopse: O Rio Capibaribe é muita coisa para muita gente... mas também é lugar de brincar! As crianças que moram na beira do rio mostram como.
lé-com-cré.png
LÉ COM CRÉ
Dirigido por Cassandra Reis
ani-doc. / 5 min. / livre / 2018 / SP
Sinopse: Dinheiro, medo e coisas de menino e menina são temas apresentados por algumas crianças segundo sua própria experiência.
napo.jpg
NAPO
Dirigido por Gustavo Ribeiro
ani. / 16 min. / livre / 2020 / PR
Sinopse: Um menino reinterpreta fotografias antigas em desenhos, ajudando seu avô a recuperar memórias perdidas.
o-melhor-som-do-mundo.jpg
O MELHOR SOM DO MUNDO
Dirigido por Pedro Paulo de Andrade
fic. / 13 min. / livre / 2015 / SP
Sinopse: Vinicius não coleciona figurinhas, nem carrinhos, nem gibis. Ele coleciona algo que não pode ser visto nem tocado. Vinicius coleciona os filhos do mundo. Mas essa não é uma tarefa fácil, especialmente quando você decide encontrar o melhor de todos: o melhor som do mundo. Em sua busca, Vinicius irá descobrir que o melhor som do mundo está muito mais perto do que o esperado.
a-cidade-que-tinha-um-cinema.jpg
A CIDADE QUE TINHA UM CINEMA
Dirigido por Daniela Farina
doc. / 20 min. / livre / 2025 / SC
Sinopse: Durante um passeio por Xaxim/SC, três crianças descobrem o espaço onde antes funcionava o antigo cinema da cidade. Enquanto exploram o lugar, memórias vêm à tona através de relatos de moradores que viveram os tempos de glória do Cine Guarany. A partir da singularidade dessas pequenas histórias, o documentário remonta a trajetória do cinema no interior do sul do Brasil, nos lembrando da importância do coletivo e do papel transformador da arte.
a-flor-da-pele.png
À FLOR DA PELE
Dirigido por Danielle Villanova
doc. / 20 min. / livre / 2024 / RJ, BA
Sinopse: Laiz e Joselito, ambos negros e albinos. Laiz no auge de seus 7 anos e Joselito aos 60. De forma observativa, o filme costura e evidencia a complexa rede ancestral que une essas duas vidas.

Assista ao trailer
acupe.jpg
ACUPE
Dirigido por Rafa Martins
doc. / 7 min. / livre / 2024 / BA
Sinopse: Em Acupe, distrito de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, é onde ocorre a tradicional manifestação cultural do Nego Fugido.
black-house-jazz-e-o-corre.jpg
BLACK HOUSE: JAZZ É O CORRE
Dirigido por Amilcar Neto
doc. / 20 min. / livre / 2025 / SP
Sinopse: O virtuoso trompetista Lucas Gomes usa a música para expressar as lutas e alegrias enquanto artista periférico, unindo-se a outros músicos para reivindicar uma mudança social em um país marcado pela desigualdade, revelando o poder da coletividade na arte.

Assista ao trailer
como-fazer-um-curriculo-memoravel.png
COMO FAZER UM CURRÍCULO MEMORÁVEL
Dirigido por Lucas Visan
doc. / 18 min. / livre / 2025 / MT
Sinopse: Enquanto percorre as ruas de Cuiabá, Lucas Visan observa a rotina dos trabalhadores e paisagens silenciosas da cidade, em busca de entender: o que é necessário para ser lembrado pela história?

Assista ao trailer
compram-se_memorais_e-cartas_de_amor.png
COMPRAM-SE MEMÓRIAS E CARTAS DE AMOR
Dirigido por Cristina Neves e Ruan Bertuce
doc. / 21 min. / livre / 2024 / SP
Sinopse: Em um antiquário no centro de São Paulo, uma história de amor do passado é revelada em meio ao cotidiano do local.

Assista ao trailer
dois-nilos.png
DOIS NILOS
Dirigido por Samuel Lobo e Rodrigo de Janeiro
doc. / 18 min. / livre / 2024 / RJ
Sinopse: Um passeio pelas memórias do cineasta brasileiro Afrânio Vital. Entre sonhos e escombros, uma vida de cinema não acaba de qualquer jeito.

Assista ao trailer
europa-me-avise-quando-chegar.png
EUROPA — ME AVISE QUANDO CHEGAR
Dirigido por Victor Vieira
doc. / 9 min. / livre / 2024 / MG
Sinopse: Victor apresenta o lugar onde vive: dentro da cabeça de um rinoceronte.
goiania-notas-pendulares-sobre-a-metropole.jpg
GOIÂNIA: NOTAS PENDULARES SOBRE A METRÓPOLE
Dirigido por O. Juliano Gomez
doc. / 16 min. / livre / 2025 / GO
Sinopse: Grande Goiânia: avenidas, ruas, espaços, tempo e uma reflexão sobre a estreita relação cidade-trabalhador. Um olhar sobre os operários que trabalharam e trabalham incessantemente para que a metrópole pudesse avançar. Agora, paramos por alguns instantes para observar e refletir, tentando perceber essa relação tão próxima e, por vezes, tão desgastada.

Assista ao trailer
historia-de-ceilandia-contada-por-pioneiros.jpg
HISTÓRIA DE CEILÂNDIA
CONTADA POR PIONEIROS
Dirigido por Gu da Cei
doc. / 6 min. / livre / 2021 / DF
Sinopse: Ceilândia - DF, nasceu de uma Campanha de Erradicação de Invasões (CEI) próxima à Brasília. Mais de 80 mil pessoas foram transferidas para a região na década de 1970. Algumas delas relatam a história que viveram.
luta-da-erva.png
LUTA DA ERVA
Dirigido por Marcia Paraiso
doc. / 70 min. / livre / 2024 / SC
Sinopse: Chimarrão, tererê, mate, Ka ay, kukuay, nomes das bebidas feitas a partir da planta Ilex Paraguariensis, consumidas por distintas pessoas, em grande parte do território brasileiro e latino americano. O que muitos desconhecem é a cadeia produtiva da erva mate, o caminho até chegar no copo ou na cuia e, muito menos ainda, sua origem, relacionada à cultura e a espiritualidade do povo Guarani.

Assista ao trailer
manoel-loreno-improviso-e-paixao.png
MANOEL LORENO: IMPROVISO E PAIXÃO
Dirigido por Enzo Rodrigues
doc. / 22 min. / livre / 2025 / ES
Sinopse: Manoel Loreno foi um cineasta autodidata que produziu inúmeros filmes em Mantenópolis, interior do Espírito Santo. Suas obras, vida e trajetória trazem um legado significante para a cidade, o estado e o fazer arte independente.

Assista ao trailer
maos-a-terra.png
MÃOS À TERRA
Dirigido por Sérgio Guidoux
doc. / 80 min. / livre / 2025 / RS
Sinopse: A luta ambiental no sul do Brasil é apresentada por vozes da primeira feira de agricultura ecológica da América Latina – a Feira de Agricultores Ecologistas, que acontece desde 1989, em Porto Alegre. Combinando vasto material de arquivo e depoimentos captados durante seis anos, a narrativa entre o campo e a cidade evidencia os agentes pioneiros que tomam a frente na batalha pela saúde alimentar, do plantio até a mesa.

Assista ao trailer
nectar-do-tempo.jpg
NÉCTAR DO TEMPO
Dirigido por Pedro Rodrigues
doc. / 14 min. / livre / 2024 / BA
Sinopse: Seu Paraíba, um idoso apicultor, lança luz sobre a sua jornada de dificuldades, até o momento onde decide morar afastado da sociedade e desenvolver profundas conexões ao longo dos anos com as abelhas e a natureza.

Assista ao trailer
o-mapa-em-que-estao-meus-pes.png
O MAPA EM QUE ESTÃO MEUS PÉS
Dirigido por Luciano Pedro Jr.
doc./fic. / 14 min. / livre / 2025 / AL
Sinopse: Sebastião decide plantar seu coração no lugar em que ele nasceu.
pelas-ondas-lambem-se-as-margens.png
PELAS ONDAS LAMBEM-SE AS MARGENS
Dirigido por Hyndra
doc. / 8 min. / livre / 2022 / BA
Sinopse: Os cartazes de filmes são feitos para divulgar filmes, mas também carregam discursos visuais e simbólicos que ultrapassam sua função promocional. Neste filme um conjunto de cartazes do cinema brasileiro moderno e contemporâneo é pensado a partir da investigação de narrativas sobre o feminino.

Assista ao trailer
praca-amazonas.png
PRAÇA AMAZONAS
Dirigido por Ramiro Quaresma
doc. / 20 min. / livre / 2024 / PA
Sinopse: Os rastros de memórias dos meus avós, de Abaetetuba até as ruínas da casa na Praça Amazonas, em Belém do Pará. Um relato poético e nostálgico sobre esquecimento e perdas a partir de imagens inventadas e imagens de arquivo.

Assista ao trailer
preto-e-branco.png
PRETO E BRANCO
Dirigido por Isadora Castro
exp. / 2 min. / livre / 2025 / SP
Sinopse: Um curta experimental poético que reflete sobre a objetificação da mulher e suas reverberações.
roberto-baggio.jpg
ROBERTO BAGGIO
Dirigido por Henrique Cartaxo
doc. / 6 min. / livre / 2024 / SP
Sinopse: A lembrança da vitória do Brasil na Copa de 1994 serve de disparadora para uma antologia dos anos 1990, sua cultura e política, no contexto do fim da Guerra Fria. Nela, retomam-se imagens que foram veiculadas na televisão no período em que se tornaram parte da memória coletiva de toda uma geração.
ta-fazendo-sabao.jpg
TÁ FAZENDO SABÃO
Dirigido por Ianca Oliveira
doc. / 6 min. / livre / 2022 / BA
Sinopse: Filme ensaístico que retrata a construção da identidade de uma criança negra. Narrado e documentado em primeira pessoa, o curta apresenta em sua trama os vínculos afetivos que unem a garotinha moleque macho às mulheres negras de sua família em uma performance atemporal e surrealista.

Assista ao trailer
viva-marilia.jpeg
VIVA MARÍLIA
Dirigido por Zelito Viana
doc. / 82 min. / livre / 2025 / RJ
Sinopse: O documentário explora a vida e a carreira de Marília Pêra, uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos. Com roteiro de Nelson Motta e direção de Zelito Viana, a obra é narrada pela própria Marília Pêra por meio de entrevistas e imagens de arquivo de números musicais e cenas, de drama e comédia, em performances antológicas no teatro, na TV e no cinema.
FOTO_SEU_CAVALCANTI_01 - Leticia Santinon.jpg
SEU CAVALCANTI
Dirigido por Leonardo Lacca
doc. / 78 min. / 12 anos / 2024 / PE
Sinopse: Seu Cavalcanti tem noventa e tantos anos e uma saúde de ferro. Depois de enfrentar uma contrariedade que o desafia profundamente, embarcamos na sua aventura em busca de reconquistar sua independência e seu prestígio na sociedade.

Assista ao trailer
bebezinha.png
BEBEZINHA
Dirigido por Rita de Cácia Oenning e Kurt Shaw
videoclipe / 3 min. / livre / 2019 / PE
Sinopse: Bebezinha, bebezinha, bebezinha linda, a cidade é tua, a cidade é minha!
como-fazer-açaí.png
COMO FAZER AÇAÍ
Dirigido por Rita de Cácia Oenning e Kurt Shaw
doc. / 6 min. / livre / 2017 / AM-SC
Sinopse: Andrey Araújo da Cosa, uma adolescente indígena de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, ensina como fazer açaí, desde a árvore até o copo.
dalivincasso.png
DALIVINCASSO
Dirigido por Marcelo Castro e Marlon Amorim Tenório
ani. / 11 min. / livre / 2014 / SP-RJ
Sinopse: Um quadro inédito, o encontro de dois gênios em uma única pintura, chega ao museu numa noite chuvosa. O zelador observa a obra sendo levada ao salão onde será exposta ao público. A caixa molhada pinga sobre a pintura, amolecendo a tinta e libertando os pintores, que saem pelo museu interferindo de forma cubista e surrealista nas obras.
gabi.png
GABI
Dirigido por Claudio Furton
animação / 5 min. / livre / 2018 / SP
Sinopse: Gabi é uma menina que descobre um mundo novo após uma queda de energia. Porém, quando não estamos no mundo digital, criar novas amizades pode ser um desafio.
me-sinto-voando.jpg
ME SINTO VOANDO!
 Dirigido por Rita de Cácia Oenning e Kurt Shaw
doc. / 2 min. / livre / 2025 / SC
Sinopse: Adrielly da Costa, 7 anos, é moradora de Palhoça, Rainha de bateria mirim na Nação Guarani e Passista Mirim na Império Vermelho e Branco de Florianópolis. Para ela, tocar o agbé é uma forma de liberdade, proporcionando calma e felicidade.
meu-boi-quirino.jpg
MEU BOI QUIRINO
Dirigido por Samara Hartt
fic. / 15 min. / livre / 2025 / SC
Sinopse: Enzo, um menino criado em área urbana e viciado em telas, vai com a sua mãe Maricota passar um dia na fazenda dos avós. Nesse dia sem sinal de celular, Enzo conhecerá a história do boi Quirino e aprenderá a usar a imaginação.
o-fim-da-fila.png
O FIM DA FILA
Dirigido por William Côg
ani. / 2 min. / livre / 2016 / RJ
Sinopse: Baseada em um premiado livro de imagem, a animação nos apresenta vários animais brasileiros em fila, dia após dia. Novos motivos surgem para que os animais sigam em frente, sempre enfileirados – entre eles, a presença de um personagem do folclore nacional. Afinal, o que é que tem no fim da fila?
o-gigante.jpg
O GIGANTE
Dirigido por Julio Vanzeler e Luis da Matta Almeida
ani. / 8 min. / livre / 2012 / SC-Portugal-Espanha-Inglaterra
Sinopse: Um Gigante transporta no seu coração uma menina que é a sua filha. Seu coração é aberto para caber toda a ternura que ele tem para dar. Mas um dia chega o tempo da menina partir e ver a realidade por si.
o-menino-leão-e-a-menina-coruja.jpg
O MENINO LEÃO E A MENINA CORUJA
Dirigido por Renan Montenegro
fic. / 16 min. / livre / 2017 / DF
Sinopse: Esse é o universo das pessoas-animais, seres que misturam características humanas com as de outro animal. Quando filhotes, eles precisam estudar na Escola Filhote Selvagem, um lugar onde o aprendizado vai muito além da sala de aula.
rock-paulerinha.png
ROCK PAULEIRINHA: O GALINHEIRO ESTÁ DEMAIS
Dirigido por Marcio Nigro, Marcelo Castro e
Heinar Maracy
animação / 3 min. / livre / 2018 / SP
Sinopse: Mais animal que The Animals. Mais visceral que sarapatel. Rock Pauleirinha é a banda que está dando o que falar, mugir e cacarejar. Saiu do anonimato rural para um estrondoso sucesso mundial em uma velocidade de falcão-peregrino.
virando-gente.png
VIRANDO GENTE
Dirigido por Analúcia Godoi
ani. / 9 min. / livre / 2013 / SP
Sinopse: Um menino chamado Bruno conta como começou a perceber a si mesmo e o mundo ao seu redor, desde quando ainda estava na barriga da sua mãe.
logo vertical COMPLETO.png.png

Mostra.doc é uma mostra que pensa cinema e preservação audiovisual, imagens em movimento entre acervo e arquivo

OMBU PRODUÇÃO
ombuproducao@gmail.com
+55 48 991559985

 
Design sem nome (27).png

© 2025 por OMBU PRODUÇÃO

bottom of page