top of page
CONHEÇA
OS FILMES SELECIONADOS
Nosso processo de seleção de filmes foi desafiador: a qualidade dos filmes, a diversidade de linguagens e perspectivas, fizeram com que muitas obras potentes cedessem lugar a outras por mínimos detalhes. Entre os 582 filmes inscritos, aqui você conhece um pouquinho dos 31 filmes selecionados que farão parte da nossa programação!
A TRADICIONAL FAMÍLIA BRASILEIRA
Dirigido por Rodrigo Sena
doc. / 25 min. / livre / 2021 / RN
Sinopse: Em 2007, um ensaio fotográfico foi produzido em reconhecimento aos povos originários Potiguaras, retratando 12 adolescentes pertencentes ao Eleutério do Katu, Rio Grande do Norte. 12 anos depois, o fotógrafo volta ao Katu em busca desses protagonistas, hoje adultos, para saber sobre suas trajetórias pessoais e suas visões de mundo.
Assista ao trailer

CAVALO MARINHO
Dirigido por Gustavo Serrate
doc. / 25 min. / livre / 2021 / ES
Sinopse: Na periferia do litoral capixaba, um grupo de garotos que utiliza montarias para o trabalho, transporte e diversão, resolve organizar uma corrida para competir e decidir quem é o melhor jóquei da turma.
DANÇA DOS VAGALUMES
Dirigido por Maikon Nery
fic. / 25 min. / livre / 2024 / PR
Sinopse: Joana retorna ao assentamento onde passou a infância para ser professora. Entre memórias, traumas e sonhos, ela reconstrói sua história. Como vagalumes na escuridão, suas lembranças iluminam afetos, territórios e experiências da luta social no campo, costurando uma sensível colcha de retalhos de passado e presente.
Assista ao trailer

GINGA REGGAE
Dirigido por Naýra Albuquerque
doc. / 51 min. / livre / 2024 / MA
Sinopse: São Luís do Maranhão é conhecida como a Jamaica brasileira. A história coletiva do reggae se confunde com a biografia de Célia Sampaio, cantora regueira pioneira, considerada a grande “dama do reggae”. Por meio de sua perspectiva negra e feminina, ela narra, com a dança, as radiolas, os discotecários e o dançar agarradinho, a estética e cultura reggae maranhense.
IMIGRANTE/HABITANTE
Dirigido por Cassio Tolpolar
doc. / 21 min. / livre / 2024 / RS
Sinopse: A vida de três imigrantes em Porto Alegre conecta-se quando eles questionam sua estabilidade e permanência no novo país.
Assista ao trailer
MANZAPE
Dirigido por Roney Souza
doc. / 20 min. / livre / 2025 / CE
Sinopse: O movimento das famílias na produção do Manzape, símbolo de identidade e resistência cultural, com o uso consciente dos recursos naturais locais integrando cultura, história, sustentabilidade e ancestralidade.
Assista ao trailer

O DESPERTAR DE AIYRA
Dirigido por Duda Rodrigues e Juliana Rogge
ani. / 19 min. / livre / 2024 / SP
Sinopse: A lembrança poderosa de que a harmonia com a natureza é vital para a sobrevivência de tudo. Este filme de animação é um tributo à cultura e aos povos originários da Amazônia.
POEIRA
Dirigido por Alisson Severino
fic. / 9 min. / livre / 2022 / CE
Sinopse: Três histórias de saudade e medo enquanto a cidade dorme.
Assista ao trailer

PUPÁ
Dirigido por Osani
doc. / 14 min. / livre / 2024 / RN
Sinopse: Pupá mora em Acari/RN, onde sua presença originária marcante é sinônimo de alegria e liberdade. No dia a dia, ela se divide entre trabalhos domésticos, o ofício de cambista e a criação de lambedores, aos finais de semana Pupá deixa os afazeres e encontra nas serestas e rios o espaço onde reafirma o direito de viver sua própria autonomia.
UMA EM MIL
Dirigido por Jonatas Rubert e Tiago Rubert
doc. / 70 min. / livre / 2025 / RS
Sinopse: É bem normal dizerem que “Uma em mil” são as chances de uma pessoa nascer com Down. Este filme é dirigido por dois irmãos e o mais jovem tem a síndrome. Juntos, eles tentam entender por que um deles nunca trocou uma lâmpada e acabam descobrindo o que a invenção do rádio tem a ver com a invenção da escada.
Assista ao trailer
CONHEÇA
OS FILMES
CONVIDADOS
Para acolher o público infantil, convidamos filmes para as faixas etárias da primeira infância até infantojuvenil.
Além do especial "Seu Cavalcanti" dirigido por Leonardo Lacca que está em cartaz nos cinemas do Brasil e nos presenteia com uma sessão especial.

AS QUATRO ESTAÇÕES
Dirigido por Lícia Brancher
doc. / 20 min. / livre / 2018 / SC
Sinopse: Luiz Roberto tem 13 anos e vive com sua família na propriedade rural onde nasceu. Conectado ao mundo moderno, mas também à natureza que se renova a cada estação, ele se divide entre as brincadeiras, a escola e as tarefas no campo.

CRIANÇAS DE MARÉ
Dirigido por Natália Corrêa
doc. / 2 min. / livre / 2018 / PE
Sinopse: O Rio Capibaribe é muita coisa para muita gente... mas também é lugar de brincar! As crianças que moram na beira do rio mostram como.

LÉ COM CRÉ
Dirigido por Cassandra Reis
ani-doc. / 5 min. / livre / 2018 / SP
Sinopse: Dinheiro, medo e coisas de menino e menina são temas apresentados por algumas crianças segundo sua própria experiência.

NAPO
Dirigido por Gustavo Ribeiro
ani. / 16 min. / livre / 2020 / PR
Sinopse: Um menino reinterpreta fotografias antigas em desenhos, ajudando seu avô a recuperar memórias perdidas.

O MELHOR SOM DO MUNDO
Dirigido por Pedro Paulo de Andrade
fic. / 13 min. / livre / 2015 / SP
Sinopse: Vinicius não coleciona figurinhas, nem carrinhos, nem gibis. Ele coleciona algo que não pode ser visto nem tocado. Vinicius coleciona os filhos do mundo. Mas essa não é uma tarefa fácil, especialmente quando você decide encontrar o melhor de todos: o melhor som do mundo. Em sua busca, Vinicius irá descobrir que o melhor som do mundo está muito mais perto do que o esperado.

A CIDADE QUE TINHA UM CINEMA
Dirigido por Daniela Farina
doc. / 20 min. / livre / 2025 / SC
Sinopse: Durante um passeio por Xaxim/SC, três crianças descobrem o espaço onde antes funcionava o antigo cinema da cidade. Enquanto exploram o lugar, memórias vêm à tona através de relatos de moradores que viveram os tempos de glória do Cine Guarany. A partir da singularidade dessas pequenas histórias, o documentário remonta a trajetória do cinema no interior do sul do Brasil, nos lembrando da importância do coletivo e do papel transformador da arte.
À FLOR DA PELE
Dirigido por Danielle Villanova
doc. / 20 min. / livre / 2024 / RJ, BA
Sinopse: Laiz e Joselito, ambos negros e albinos. Laiz no auge de seus 7 anos e Joselito aos 60. De forma observativa, o filme costura e evidencia a complexa rede ancestral que une essas duas vidas.
Assista ao trailer

ACUPE
Dirigido por Rafa Martins
doc. / 7 min. / livre / 2024 / BA
Sinopse: Em Acupe, distrito de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, é onde ocorre a tradicional manifestação cultural do Nego Fugido.
BLACK HOUSE: JAZZ É O CORRE
Dirigido por Amilcar Neto
doc. / 20 min. / livre / 2025 / SP
Sinopse: O virtuoso trompetista Lucas Gomes usa a música para expressar as lutas e alegrias enquanto artista periférico, unindo-se a outros músicos para reivindicar uma mudança social em um país marcado pela desigualdade, revelando o poder da coletividade na arte.
Assista ao trailer
COMO FAZER UM CURRÍCULO MEMORÁVEL
Dirigido por Lucas Visan
doc. / 18 min. / livre / 2025 / MT
Sinopse: Enquanto percorre as ruas de Cuiabá, Lucas Visan observa a rotina dos trabalhadores e paisagens silenciosas da cidade, em busca de entender: o que é necessário para ser lembrado pela história?
Assista ao trailer
COMPRAM-SE MEMÓRIAS E CARTAS DE AMOR
Dirigido por Cristina Neves e Ruan Bertuce
doc. / 21 min. / livre / 2024 / SP
Sinopse: Em um antiquário no centro de São Paulo, uma história de amor do passado é revelada em meio ao cotidiano do local.
Assista ao trailer
DOIS NILOS
Dirigido por Samuel Lobo e Rodrigo de Janeiro
doc. / 18 min. / livre / 2024 / RJ
Sinopse: Um passeio pelas memórias do cineasta brasileiro Afrânio Vital. Entre sonhos e escombros, uma vida de cinema não acaba de qualquer jeito.
Assista ao trailer

EUROPA — ME AVISE QUANDO CHEGAR
Dirigido por Victor Vieira
doc. / 9 min. / livre / 2024 / MG
Sinopse: Victor apresenta o lugar onde vive: dentro da cabeça de um rinoceronte.
GOIÂNIA: NOTAS PENDULARES SOBRE A METRÓPOLE
Dirigido por O. Juliano Gomez
doc. / 16 min. / livre / 2025 / GO
Sinopse: Grande Goiânia: avenidas, ruas, espaços, tempo e uma reflexão sobre a estreita relação cidade-trabalhador. Um olhar sobre os operários que trabalharam e trabalham incessantemente para que a metrópole pudesse avançar. Agora, paramos por alguns instantes para observar e refletir, tentando perceber essa relação tão próxima e, por vezes, tão desgastada.
Assista ao trailer

HISTÓRIA DE CEILÂNDIA
CONTADA POR PIONEIROS
Dirigido por Gu da Cei
doc. / 6 min. / livre / 2021 / DF
Sinopse: Ceilândia - DF, nasceu de uma Campanha de Erradicação de Invasões (CEI) próxima à Brasília. Mais de 80 mil pessoas foram transferidas para a região na década de 1970. Algumas delas relatam a história que viveram.
LUTA DA ERVA
Dirigido por Marcia Paraiso
doc. / 70 min. / livre / 2024 / SC
Sinopse: Chimarrão, tererê, mate, Ka ay, kukuay, nomes das bebidas feitas a partir da planta Ilex Paraguariensis, consumidas por distintas pessoas, em grande parte do território brasileiro e latino americano. O que muitos desconhecem é a cadeia produtiva da erva mate, o caminho até chegar no copo ou na cuia e, muito menos ainda, sua origem, relacionada à cultura e a espiritualidade do povo Guarani.
Assista ao trailer
MANOEL LORENO: IMPROVISO E PAIXÃO
Dirigido por Enzo Rodrigues
doc. / 22 min. / livre / 2025 / ES
Sinopse: Manoel Loreno foi um cineasta autodidata que produziu inúmeros filmes em Mantenópolis, interior do Espírito Santo. Suas obras, vida e trajetória trazem um legado significante para a cidade, o estado e o fazer arte independente.
Assista ao trailer
MÃOS À TERRA
Dirigido por Sérgio Guidoux
doc. / 80 min. / livre / 2025 / RS
Sinopse: A luta ambiental no sul do Brasil é apresentada por vozes da primeira feira de agricultura ecológica da América Latina – a Feira de Agricultores Ecologistas, que acontece desde 1989, em Porto Alegre. Combinando vasto material de arquivo e depoimentos captados durante seis anos, a narrativa entre o campo e a cidade evidencia os agentes pioneiros que tomam a frente na batalha pela saúde alimentar, do plantio até a mesa.
Assista ao trailer
NÉCTAR DO TEMPO
Dirigido por Pedro Rodrigues
doc. / 14 min. / livre / 2024 / BA
Sinopse: Seu Paraíba, um idoso apicultor, lança luz sobre a sua jornada de dificuldades, até o momento onde decide morar afastado da sociedade e desenvolver profundas conexões ao longo dos anos com as abelhas e a natureza.
Assista ao trailer

O MAPA EM QUE ESTÃO MEUS PÉS
Dirigido por Luciano Pedro Jr.
doc./fic. / 14 min. / livre / 2025 / AL
Sinopse: Sebastião decide plantar seu coração no lugar em que ele nasceu.
PELAS ONDAS LAMBEM-SE AS MARGENS
Dirigido por Hyndra
doc. / 8 min. / livre / 2022 / BA
Sinopse: Os cartazes de filmes são feitos para divulgar filmes, mas também carregam discursos visuais e simbólicos que ultrapassam sua função promocional. Neste filme um conjunto de cartazes do cinema brasileiro moderno e contemporâneo é pensado a partir da investigação de narrativas sobre o feminino.
Assista ao trailer
PRAÇA AMAZONAS
Dirigido por Ramiro Quaresma
doc. / 20 min. / livre / 2024 / PA
Sinopse: Os rastros de memórias dos meus avós, de Abaetetuba até as ruínas da casa na Praça Amazonas, em Belém do Pará. Um relato poético e nostálgico sobre esquecimento e perdas a partir de imagens inventadas e imagens de arquivo.
Assista ao trailer

PRETO E BRANCO
Dirigido por Isadora Castro
exp. / 2 min. / livre / 2025 / SP
Sinopse: Um curta experimental poético que reflete sobre a objetificação da mulher e suas reverberações.

ROBERTO BAGGIO
Dirigido por Henrique Cartaxo
doc. / 6 min. / livre / 2024 / SP
Sinopse: A lembrança da vitória do Brasil na Copa de 1994 serve de disparadora para uma antologia dos anos 1990, sua cultura e política, no contexto do fim da Guerra Fria. Nela, retomam-se imagens que foram veiculadas na televisão no período em que se tornaram parte da memória coletiva de toda uma geração.
TÁ FAZENDO SABÃO
Dirigido por Ianca Oliveira
doc. / 6 min. / livre / 2022 / BA
Sinopse: Filme ensaístico que retrata a construção da identidade de uma criança negra. Narrado e documentado em primeira pessoa, o curta apresenta em sua trama os vínculos afetivos que unem a garotinha moleque macho às mulheres negras de sua família em uma performance atemporal e surrealista.
Assista ao trailer

VIVA MARÍLIA
Dirigido por Zelito Viana
doc. / 82 min. / livre / 2025 / RJ
Sinopse: O documentário explora a vida e a carreira de Marília Pêra, uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos. Com roteiro de Nelson Motta e direção de Zelito Viana, a obra é narrada pela própria Marília Pêra por meio de entrevistas e imagens de arquivo de números musicais e cenas, de drama e comédia, em performances antológicas no teatro, na TV e no cinema.
SEU CAVALCANTI
Dirigido por Leonardo Lacca
doc. / 78 min. / 12 anos / 2024 / PE
Sinopse: Seu Cavalcanti tem noventa e tantos anos e uma saúde de ferro. Depois de enfrentar uma contrariedade que o desafia profundamente, embarcamos na sua aventura em busca de reconquistar sua independência e seu prestígio na sociedade.
Assista ao trailer

BEBEZINHA
Dirigido por Rita de Cácia Oenning e Kurt Shaw
videoclipe / 3 min. / livre / 2019 / PE
Sinopse: Bebezinha, bebezinha, bebezinha linda, a cidade é tua, a cidade é minha!
COMO FAZER AÇAÍ
Dirigido por Rita de Cácia Oenning e Kurt Shaw
doc. / 6 min. / livre / 2017 / AM-SC
Sinopse: Andrey Araújo da Cosa, uma adolescente indígena de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, ensina como fazer açaí, desde a árvore até o copo.

DALIVINCASSO
Dirigido por Marcelo Castro e Marlon Amorim Tenório
ani. / 11 min. / livre / 2014 / SP-RJ
Sinopse: Um quadro inédito, o encontro de dois gênios em uma única pintura, chega ao museu numa noite chuvosa. O zelador observa a obra sendo levada ao salão onde será exposta ao público. A caixa molhada pinga sobre a pintura, amolecendo a tinta e libertando os pintores, que saem pelo museu interferindo de forma cubista e surrealista nas obras.
GABI
Dirigido por Claudio Furton
animação / 5 min. / livre / 2018 / SP
Sinopse: Gabi é uma menina que descobre um mundo novo após uma queda de energia. Porém, quando não estamos no mundo digital, criar novas amizades pode ser um desafio.

ME SINTO VOANDO!
Dirigido por Rita de Cácia Oenning e Kurt Shaw
doc. / 2 min. / livre / 2025 / SC
Sinopse: Adrielly da Costa, 7 anos, é moradora de Palhoça, Rainha de bateria mirim na Nação Guarani e Passista Mirim na Império Vermelho e Branco de Florianópolis. Para ela, tocar o agbé é uma forma de liberdade, proporcionando calma e felicidade.
MEU BOI QUIRINO
Dirigido por Samara Hartt
fic. / 15 min. / livre / 2025 / SC
Sinopse: Enzo, um menino criado em área urbana e viciado em telas, vai com a sua mãe Maricota passar um dia na fazenda dos avós. Nesse dia sem sinal de celular, Enzo conhecerá a história do boi Quirino e aprenderá a usar a imaginação.

O FIM DA FILA
Dirigido por William Côg
ani. / 2 min. / livre / 2016 / RJ
Sinopse: Baseada em um premiado livro de imagem, a animação nos apresenta vários animais brasileiros em fila, dia após dia. Novos motivos surgem para que os animais sigam em frente, sempre enfileirados – entre eles, a presença de um personagem do folclore nacional. Afinal, o que é que tem no fim da fila?
O GIGANTE
Dirigido por Julio Vanzeler e Luis da Matta Almeida
ani. / 8 min. / livre / 2012 / SC-Portugal-Espanha-Inglaterra
Sinopse: Um Gigante transporta no seu coração uma menina que é a sua filha. Seu coração é aberto para caber toda a ternura que ele tem para dar. Mas um dia chega o tempo da menina partir e ver a realidade por si.

O MENINO LEÃO E A MENINA CORUJA
Dirigido por Renan Montenegro
fic. / 16 min. / livre / 2017 / DF
Sinopse: Esse é o universo das pessoas-animais, seres que misturam características humanas com as de outro animal. Quando filhotes, eles precisam estudar na Escola Filhote Selvagem, um lugar onde o aprendizado vai muito além da sala de aula.
ROCK PAULEIRINHA: O GALINHEIRO ESTÁ DEMAIS
Dirigido por Marcio Nigro, Marcelo Castro e
Heinar Maracy
animação / 3 min. / livre / 2018 / SP
Sinopse: Mais animal que The Animals. Mais visceral que sarapatel. Rock Pauleirinha é a banda que está dando o que falar, mugir e cacarejar. Saiu do anonimato rural para um estrondoso sucesso mundial em uma velocidade de falcão-peregrino.

VIRANDO GENTE
Dirigido por Analúcia Godoi
ani. / 9 min. / livre / 2013 / SP
Sinopse: Um menino chamado Bruno conta como começou a perceber a si mesmo e o mundo ao seu redor, desde quando ainda estava na barriga da sua mãe.
bottom of page